Dica de vídeo (e leitura!) Avaliação funcional de comportamentos inadequados (Romaniuk et al., 2002)

Este estudo avaliou se a função de problemas de comportamento das crianças participantes estava relacionada com a eficácia de uma intervenção de escolha entre tarefas. Análises funcionais foram realizadas com sete alunos com vários diagnósticos para determinar se os problemas de comportamento eram mantidos por fuga ou atenção. Após a identificação da função destes problemas de comportamento, projetos de inversão foram utilizados para avaliar a eficácia de uma intervenção que permitiu aos alunos a escolher as suas próprias tarefas de instrução. Os resultados mostraram reduções substanciais nos problemas de comportamentos quando foram dadas oportunidades para escolher entre tarefas. Por outro lado, os alunos que apresentaram comportamento problema mantidos por atenção não apresentaram quaisquer efeitos. Estes resultados são discutidos em termos da utilização eficaz dos programas de controle de comportamento envolvendo escolha e a redução de problemas de comportamento. Mais uma pesquisa para mostrar que, independente de um diagnóstico a função do comportamento se sobrepõe e uma intervenção adequada tende à minimizar as queixas!

 

  • O vídeo do psicólogo Márcio Borges Moreira (Instituto Walden 4) ilustra muito bem como foi realizada a intervenção: [button link=” target=’_blank’ icon=’entypo-link’]Acessar[/button]

 

 

BOM ESTUDO!

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Dica de livro: “O Primeiro Livro da Criança sobre Psicoterapia”

Vídeo: Murray Sidman fala sobre condicionamento clássico e condicionamento operante!