Dica de livro: “O Primeiro Livro da Criança sobre Psicoterapia”

 

Quem é psicoterapeuta infantil, independente da abordagem que siga já se deparou com uma criança que chega ao seu consultório sem saber muito bem o que está fazendo por lá e muito menos como é o trabalho do psicólogo clínico. Pois bem, “O Primeiro Livro da Criança sobre Psicoterapia”, dos autores Marc A. Nemiroff e Jane Annunziata, da Editora Artmed, destina-se às crianças e tem o intuito de esclarecer dúvidas sobre o tratamento psicológico, as quais o terapeuta irá explicar antes do início do tratamento ou na medida em que o tratamento progredir; o livro também pode ser lido em casa, pelos pais e ainda pela criança caso já seja leitora, na medida em que o processo terapêutico se desenrola.

639550_588x212

 

São respondidas perguntas como: O que é ludoterapia? O que acontece numa sessão? Como ela funciona? Por que as crianças fazem terapia? E tudo do ponto de vista do pequeno cliente / paciente!

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Contribuições da terapia analítico-comportamental infantil no trabalho com crianças com lesão cerebral

Dica de vídeo (e leitura!) Avaliação funcional de comportamentos inadequados (Romaniuk et al., 2002)