Nota ABPMC por Denis Zamignani

Caros associados e amigos da ABPMC

É com grande satisfação que escrevo esta mensagem em nome da diretoria eleita e do conselho da ABPMC, gestão 2015-2016.

Primeiramente, desejamos a todos boas festas, sucesso, saúde e felicidade em 2015. Gostaríamos de agradecer novamente o apoio e a confiança em nós depositada e reafirmar nosso compromisso de cuidar da ABPMC com todo empenho e responsabilidade, em busca do fortalecimento e do reconhecimento da Análise do comportamento no Brasil e fora dele.

Assumiremos a gestão da ABPMC em um momento muito especial: depois do trabalho primoroso das diretorias anteriores, a ABPMC encontra-se fortalecida e próspera. A aprovação do processo de acreditação na gestão atual representa um salto importante no trabalho pela consolidação e representatividade social da Análise do comportamento no Brasil. Implantar, gerir e divulgar amplamente esse processo, de modo a assegurar sua integridade, credibilidade e aceitação, dentro da abordagem e na comunidade como um todo, são os principais desafios de nossa gestão.

Afora o processo de acreditação, assumimos, entre outras metas, o compromisso de desenvolver um projeto de comunicação e de disseminação da Análise do comportamento no Brasil, focado na divulgação de avanços recentes e no potencial de aplicação do conhecimento existente na área a problemas sociais diversos. Buscaremos também responder a equívocos publicados sobre a abordagem e fortalecer o diálogo com outras comunidades científicas.

Nos meses que se sucederam ao Encontro de 2014, algumas providências foram tomadas a fim de preparar o terreno para o trabalho que se inicia em 2015. Daremos continuidade às bem-sucedidas parcerias estabelecidas pela atual diretoria com a Ikone eventos, a Itarget sistemas e com a empresa que está desenvolvendo o site da Associação. Para isso, o apoio do professor João Ilo Barbosa e dos demais integrantes da atual diretoria foi fundamental. Avançamos as negociações para os Encontros de 2015 e 2016 e já podemos informar que próximo Encontro será na cidade de São Paulo, na Universidade São Judas Tadeu, no período de 19 a 22 de agosto de 2015. Reserve a data em sua agenda!

Realizar o XXIV Encontro em uma instituição de ensino superior visa a facilitar a interlocução dos membros da Associação, e de demais analistas do comportamento, oferecendo-lhes um espaço mais democrático e acessível. Agradecemos o apoio de alguns integrantes de nossa comunidade, que se empenharam na pesquisa e na negociação com as universidades para esse fim: Carla Witter, da Universidade São Judas Tadeu, Oliver Zancul Prado e Rosana Garcia, da Universidade Paulista (UNIP), Henrique Tucci, da Estácio UniSEB (Centro Universitário de Ribeirão Preto), Catarine Souza e Marcia Maciel, de Foz do Iguaçu.

Em nossa gestão, cada membro da diretoria, conforme já havíamos proposto em nossa carta de intenções, desenvolverá funções específicas, embora não fique restrito a essas funções. Eu, Denis como presidente, irei coordenar e monitorar as ações da ABPMC, representando-a politicamente, deliberando com a diretoria e com o conselho consultivo, em busca de viabilizar os projetos de interesse da Associação e de seus associados. Jan, vice-presidente, será o coordenador do XXIV Encontro; Gabriel coordenará o XXV Encontro, cujas negociações já foram iniciadas e o local definido: será realizado em Foz do Iguaçu, paralelamente ao II Encontro Sul-americano de Análise do comportamento. Maria coordenará o trabalho de comunicação institucional; Natália, além de assumir a secretaria da Associação, coordenará o desenvolvimento de projetos voltados a ensino à distância, enquanto Lygia será a responsável pela tesouraria.

Para o início de nossa jornada, com objetivos por vezes superlativos, contamos com grande contingente de colaboradores, que manifestaram disposição para “pôr a mão na massa” em prol de nossa comunidade. Coordenando comissões, contribuindo com a gestão de conteúdo do site, organizando fóruns de estudantes ou até mesmo compartilhando nossas postagens nas mídias sociais, muitos ofereceram seu tempo em nome do grande projeto de fortalecer o “macro-organismo” ABPMC. A esses colaboradores, cujos nomes não publicamos aqui para não estender demais esta mensagem, apresentamos desde já a nossa gratidão.

Queremos – e faremos o que estiver ao nosso alcance para isso – que nossa gestão não seja restrita a decisões e ações de um pequeno grupo, mas seja marcada pelo diálogo com nossa comunidade, orientada por valores democráticos, pautada pela máxima transparência, em busca de unir Análise do comportamento do Brasil. Para isso, colocamo-nos, desde já, abertos a sugestões, críticas e feedbacks sobre nosso desempenho, nossas ações, lembrando que o debate, quando conduzido de forma respeitosa, é a melhor estratégia contra a estagnação e o envelhecimento de uma instituição.

Termino por aqui com um afetuoso abraço

Denis Roberto Zamignani
Presidente eleito para a gestão 2015-2016 da ABPMC

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Ebola, Evolução Cultural e Análise do Comportamento

Entrevista com Hélio José Guilhardi: A História da Análise do Comportamento no Brasil