Ressonância é usada para prever problemas de aprendizagem

Máquina de ressonância magnética

Uma ressonância magnética do cérebro pode ajudar a identificar as crianças com dificuldades de aprendizagem, ao medir a capacidade de sua memória em curto prazo, de acordo com um estudo sueco publicado nesta quarta-feira.
O estudo feito por uma equipe de cientistas do Instituto Karolinska – e publicado no Jornal de Neurociência – mostrou que é possível realizar um mapa do desenvolvimento da capacidade de memória em curto prazo com uma Imagem de Ressonância Magnética (IRM).
“A princípio, seria possível usar o IRM para prognosticar algo sobre o futuro desenvolvimento que não pode ser diagnostica apenas com testes psicológicos”, declarou o professor Torkel Klinberg.
“O benefício poderia ser uma identificação precoce de crianças que correm o risco de um desenvolvimento medíocre para que seja possível dar uma ajuda a ela a tempo”, acrescentou.
Entre 10% e 15% das crianças têm problemas de atenção e aprendizagem, o que pode estar relacionado com uma memória de curto prazo inferior, ou seja, a capacidade de manter a informação ao alcance para resolver um problema.
A ressonância só não permitirá diagnosticar as futuras dificuldades de aprendizagem, e Klingberg afirmou que também será combinada com testes psicológicos.
“Até agora as neuro-imagens só nos davam fotos de um comportamento que já conhecíamos”, afirmou.
“Agora isso também nos diz que podemos utilizar o IRM para algo novo”, explicou.
Para realizar este estudo, foram utilizadas amostras aleatórias de 62 crianças saudáveis de 6 a 20 anos, e foi feita uma comparação em testes cognitivos enquanto passavam pela ressonância.
Os mesmos elementos foram submetidos a testes dois anos depois, e o estudo chegou à conclusão de que as ressonâncias anteriores podiam ajudar prognosticar a forma em que se desenvolveria sua capacidade de aprendizado.
Fonte: Revista Exame
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Implantes mantêm promessa de recuperar memória perdida

Redução da esquiva experiencial e produção de novos repertórios comportamentais em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo – novas propostas de intervenções clínicas.