Tecnologia e saúde da mente

Volte no tempo e tente imaginar-se há 15 anos: você tinha um celular? Possivelmente não. Hoje, quase 70% da população com mais de dez anos de idade tem o aparelho; de acordo com pesquisa do Ibope, 18% têm smartphones, “celulares inteligentes, que executam programas. Nos últimos meses surgiu um volume significativo de aplicativos voltados para o bem-estar psíquico. Mente e Cérebro fez uma seleção dos mais interessantes, que ajudam desde a cuidar melhor da qualidade do sono até prevenção de suicídio.

SonoSleepBot GrátisInglês
Disponível para iPhone
 http://goo.gl/6wrvT e Android http://goo.gl/hqPzrd
Manter um diário de sono ajuda a entender as diferentes fases do cérebro adormecido – e tomar pequenas atitudes para descansar mais e melhor. O SleepBot monitora o sono, tanto pelo movimento (colocando o aparelho sob o travesseiro) quanto pelos sons: o smartphone grava os ruídos da noite, o que permite identificar sintomas de distúrbios do sono, como o ronco. O aplicativo analisa as horas e a profundidade do sono para despertar o usuário, dentro de um período pré-selecionado, de maneira mais suave.

Prevenção de suicídio
Operation Reach Out 
Grátis 
Inglês
Disponível para iPhone http://goo.gl/CcZpbZ e Android http://Android goo.gl/wyXxn5
Criado para melhorar o humor e a motivação de pessoas que pensam em tirar a própria a vida. O aplicativo traz vídeos motivacionais, que destacam que crises são temporárias e os problemas podem ser vistos de outra perspectiva. O programa oferece também instruções prevenção de suicídios, como identificar e guardar objetos potencialmente perigosos, e uma lista de contatos para ligar em caso de emergência.

Humor
Optimism
Grátis
Inglês
Disponível para iPhone http://goo.gl/5YYikI
Permite monitorar o humor de pessoas com depressão e vivendo situações de estresse. Dados como mudanças na rotina, sintomas, exercício físico e disposição, entre outros, são apresentados graficamente, compondo um quadro que relaciona motivos e reações emocionais. 

EnxaquecaDiário Cefaleia
GrátisPortuguêsDisponível para iPhone http://goo.gl/1qG3MCUma das recomendações dos médicos que tratam de pacientes com enxaqueca é que eles façam um diário com as suas crises. Esse aplicativo permite incluir dados sobre dia, hora e intensidade da dor, assim como a região afetada e o fator desencadeante. Também cria relatórios via email para que o médico possa acompanhar o quadro.

Relaxamento
Yogic
Grátis
Inglês
Disponível para iPhone http://goo.gl/mVe8wo
A prática da respiração diafragmática (deep breathing, em inglês) é uma peça-chave na prática da meditação e influencia no humor e ansiedade. Com a ajuda do Yogic, é possível aprender diferentes técnicas e posições que beneficiam desde os principiantes até os praticantes avançados.

Referências de diagnóstico
DSM-IV 
US$ 69,99 
Inglês
Disponível para iPhone http://goo.gl/zumXal

CID-10 
Grátis 
Português
Disponível para iPhone http://goo.gl/KktRZ5Graças aos apps DSM-IV e CID-10, estudantes e profissionais de saúde não precisarão mais carregar seus manuais ou memorizá-los de capa a capa. Os aplicativos possibilitam a consulta ao Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da American Psychiatric Association e à Classificação Internacional de Doenças, respectivamente, por meio de um sistema simples e rápido de busca.

Fonte: Mente Cérebro

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

A ilha escondida de Reil: o córtex insular

Sua equipe não rende o esperado? Pode ser medo