Bebê tem consciência do meio similar ao adulto após 5 meses

Os bebês lactentes têm uma consciência ambiental similar à dos adultos a partir dos cinco meses de idade, demonstrou um estudo europeu publicado esta quinta-feira nos Estados Unidos.

Mão de um adulto e de um bebê


Para detectar este estado de consciência, os pesquisadores observaram a atividade neuronal de 80 bebês com idades, respectivamente, de cinco, doze e quinze meses com o auxílio de um eletroencefalograma que mediu o tempo de respostas elétricas de seu cérebro enquanto eles exibiam imagens de rostos por um período mais ou menos longo.
Entre os adultos, recentes pesquisas demonstraram que o cérebro reage em duas etapas à percepção de um evento externo, explicaram os autores deste estudo, que será publicado na edição desta sexta-feira da revista científica Science.
Nos primeiros 200 a 300 milissegundos, a reação é totalmente inconsciente e é acompanhada de uma atividade neuronal que aumenta de forma constante com a apresentação dos objetos percebidos.
Em uma segunda etapa posterior, após 300 milissegundos, começa a resposta consciente, segundo indica uma assinatura elétrica específica do cérebro.
Somente as apresentações de imagens com durações longas permitem alcançar este limiar de reação elétrica, considerada um marcador neuronal da consciência.
Em todos os grupos etários dos lactentes, os cientistas observaram a mesma resposta tardia vista nos adultos, confirmando “a assinatura neuronal do estado de consciência”.


Fonte: Revista Exame 

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Cientistas criam primeira interface para conectar cérebros humanos

Por que apertamos coisas fofas?