Petição Contra o Programa “Casa dos Autistas” da MTV

4
Na tentativa de satirizar o reality show do SBP “Casa dos Artistas”, o programa humorístico Comédia MTV, do canal MTV, lançou um quadro chamado Casa dos Autistas, no qual alguns atores dramatizam cenas em que procuram retratar o comportamento de pessoas com o diagnóstico de Síndrome de Espectro Autista. Veja no vídeo abaixo um episódio do programa, para que saiba do que se trata.

Mas o ao abordarem como comédia o sofrimento destas pessoas, o que conseguiram foi produzir um quadro absolutamente desrespeitoso a elas e que dissemina ainda mais preconceitos sobre o transtorno. 
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) já entrou com uma representação no Ministério Público Federal [link] contra o programa, pedindo que seja tomada alguma providência em relação ao quadro em questão. O protesto baseia-se  na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário, a qual declara:
 “os Estados Partes proibirão qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão as pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.
Existe também uma petição pública pedindo que o canal tire o programa do ar e formalize um pedido de desculpas a esta população. Nós, da equipe do Comporte-se, gostaríamos de pedir a colaboração de todos, nesta petição. É rápido, não leva nem 2 minutos e você estará contribuindo para o combate ao preconceito e desrespeito contra um dos tipos de transtornos mais complicados de se lidar. 

Para assinar a Petição Pública, clique aqui.


Em nome não apenas de toda a equipe, mas principalmente daqueles que convivem ou trabalham com crianças ou adolescentes portadores deste diagnóstico, quero agradecer a participação de quem colaborar. Ajudem também a divulgar a Petição. Coloquem-se no lugar dos familiares de crianças que possuam o diagnóstico.  

COMENTE VIA FACEBOOK

4 COMENTÁRIOS

  1. É lamentável ver que tanta gente usa a criatividade para fazer brincadeiras de mau gosto, sendo pior ainda o fato de atacar diretamente pessoas portadoras de uma síndrome, o que não é nem um pouco engraçado. Já assinei o abaixo assinado e acredito que a emissora e a produção do programa terão o bom senso de retirar o quanto antes este quadro do ar.

  2. Postado Portal MTV em 25/04/2011
    “A MTV Brasil acredita na liberdade de expressão.

    Sabe que autismo é uma coisa séria.

    Também sabe que humor é uma coisa séria, ainda que faça rir.

    Pedimos desculpas para qualquer grupo ou indivíduo que tenha ficado ofendido com a sketch “Casa dos Autistas”, veiculada no dia 22/03/2011 no programa Comédia MTV.

    A MTV Brasil sempre apoiou e continuará apoiando causas ligadas à inserção social de pessoas com deficiência.”

    MTV Brasil.

  3. Acredito que programas de humor são capazes de influenciar pontos de vista tornando-os humanizados ou estereotipados.

    Neste caso, considero mais que apropriada a exclusão do quadro humorístico. O público da MTV é composto, especialmente, por adolescentes e jovens que, geralmente, não se interessam em conferir a gravidade das expressões artísticas que vêem.

    Boa partilha!

DEIXE UM COMENTÁRIO