CONTRIBUA: Pesquisa Online sobre Diagnóstico de crianças com Autismo

O Psicólogo e mestrando pela Universidade de Brasília, Rodrigo Monteiro, está realizando uma pesquisa que busca validar no Brasil um instrumento de triagem diagnóstica para crianças com suspeita de autismo chamado M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers).

Este instrumento servirá como método de triagem para casos de suspeita de autismo e poderá ser utilizado diretamente por pais, mães, professores e cuidadores interessados em verificar se a criança possui ou não sinais e sintomas relacionados à síndrome. Como resultado da aplicação do instrumento, será possível avaliar se há ou não a necessidade de encaminhamento para um profissional qualificado realizar uma avaliação mais detalhada.

Para tanto, o autor do estudo pede a colaboração do Comporte-se na busca por:

1. Famílias que possuam crianças com suspeita ou diagnosticadas com autismo;
2. Famílias que possuam crianças sem nenhum tipo de suspeito de transtorno ou síndrome (chamadas de crianças típicas e/ou normais).

Para contribuir com a validação do instrumento e participar da pesquisa, clique aqui.

Maiores informações sobre a pesquisa podem ser obtidas por meio do blog do autor (clicando aqui),  ou entrando em contato diretamente com ele pelo e-mail: castrosouza.rm@gmail.com

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Experimental Analysis of Human Behavior Bulletin disponibiliza conteúdo online

Uma alternativa ao internalismo