Entrevista de Miguel Nicolelis ao Provocações

O Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é considerado um dos 20 pesquisadores mais importantes do mundo em sua área. É o primeiro brasileiro e a ter um estudo publicado na Science, a revista científica mais conceituada no mundo. Suas pesquisas representam um grande avanço na busca da reabilitação de pacientes com paralisia e no tratamento do Mal de Parkinson. Ele é fundador do Instituto Internacional de Neurociência de Natal, um dos mais avançados do mundo nesta área. É referência mundial nos estudos sobre a interface da Neurociência e das Ciências da Computação. Foi capaz de desenvolver um sistema através do qual um macaco localizado nos Estados Unidos moveu um robô de 90 kg localizado no Japão. Foi convidado pelo comitê do Nobel de Medicina para dar uma palestra sobre seu trabalho, sendo o primeiro candidato brasileiro da história a concorrer o prêmio mais importante do mundo em ciências.
Com estas e tantas outras contribuições a Neurociência, Nicolelis não poderia deixar de ser citado aqui no Comporte-se. O site disponibiliza uma entrevista concedida pela autoridade na área ao Canal Livre, entre os temas abordados, ele fala dos seguintes assuntos:
– Influência da Neurociência nas Ciências da Computação;
– Explica porque é que a idéia de que o cérebro é dividido em áreas específicas para cada função vem sendo contestada em vários laboratórios do mundo;
– Explica como foi possível fazer com que um robô do outro lado do mundo fosse controlado por um macaco;
– Explica a idéia de colocar um chip no cérebro de pessoas com paralisia, o qual iria ler os pensamentos desta pessoa e traduzí-los a uma roupa robótica que a ajudaria a se mover;
– Discute a interface entre Neurociência e a pesquisa com Células Tronco
Estes e outros temas são abordados nos 5 vídeos da entrevista concedida pelo Neurocientista ao Canal Livre. Acompanhe abaixo.

A parte 4 desta entrevista pode ser acessada clicando aqui e a parte 5, clicando aqui
Divulgue-a. O Neurocientista traz conhecimento de Neurociência em uma linguagem simples e acessível a quem não é da área, e são informações importantes. 
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Agradecimento aos leitores do Comporte-se

Participe da Enquete sobre o Comporte-se