Documentário: O Povo Brasileiro, por Darcy Ribeiro

“Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Essa unidade não significa porém nenhuma uniformidade. O homem se adaptou ao meio ambiente e criou modos de vida diferentes.” (Darcy Ribeiro, em O Povo Brasileiro, 1995).No ano de 1995, o antropólogo Darcy Ribeiro publicou o livro O Povo Brasileiro (visualize aqui), no qual aborda a estruturação dos diversos “modos de vida” de nossa nação. Ele fala sobre nossas matrizes: tupí, lusa (portuguesa) e afro (africana), do encontro destas matrizes e da estruturação do modo de vida, costumes e tradições Cabocla, Caipira, Crioulo, Sertaneja e Sulina. Por fim, discute o Brasil atual, como um país rico em diversidade de “modos de vida” e como ele se construiu.
Tamanho o sucesso e excelência do livro, a TV Cultura, a GNT e a Fundar co-produziram um documentário mostrando em vídeo aquilo que o antropólogo mostra em palavras. O documentário conta com a participação de personalidades como Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil e Hermano Vianna, dando depoimentos e discutindo trechos do filme.
Os temas abordados no documentário são:
1 – A Matiz Tupí (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
2 – A Matriz Lusa (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3).
3 – A Matriz Afro (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
4 – Encontros e Desencontros (Clique para assistir: Parte 1Parte 2, Parte 3)
5 – O Brasil Crioulo (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
6 – O Brasil Sertanejo (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
7 – O Brasil Caipira (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
8 – O Brasil Sulino (Clique para assistir: Parte 1Parte 2, Parte 3)
9 – O Brasil Caboclo (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
10 – A Invenção do Brasil (Clique para assistir: Parte 1Parte 2Parte 3)
O documentário completo está disponível no youtube, procurando por O Povo Brasileiro. São 30 vídeos, ao todo, ordenados em 1/30, 2/30… até 30/30. Neste link (clique aqui) você encontra um resumo em texto da obra.Quem quiser fazer download destes (e de outros) vídeos no youtube, deve baixar o programa VDownloader (clique aqui), copiar o link do vídeo, colocar no espaço reservado a URL do Vídeo, escolher o formato em Formato de Saída (recomendo AVI 640×680) e clicar em Baixar. Caso falhe pelo Vdownloader, tente baixar pelo Converta.com (clique aqui). Neste último programa a busca deve ser feita pelo nome do documentário, como se procurasse diretamente no youtube.
3.5 2 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Correlação não é causa. Nem efeito.